terça-feira, 28 de julho de 2009

Sentada...

Sempre ouvi que sentada não se aprende nada....pois bem..que mais terrivel sabedoria popular...

Pois se encararmos a educação como um processo de cadeiras e secretárias..então já estava dada a minha explicação temporária... Mas obviamente que não é a ela que me refiro...

Sentou-se ao meu lado no comboio..tresandava a alcool e a um suor carateristo de uma falta de banho... eu estava a ler uma revista cor de rosa e esboçava sorrisos por entre as páginas folheadas e as fotos dos modelitos... ele começou a falar..

" a vida é uma sacana para gente como eu..."

desculpe??? perguntei eu...

" veja lá menina... eu sempre trabalhei..sustentei a minha mulher e os meus 3 filhos...tenho 2 netos a caminho...."


Naquele momento guardei a revista e olhei para aquele homem... devia ter 60 anos..a barba era um emaranhado de cabelos brancos...e amarelos..o cabelo despenteado..tinha uma cicatriz na testa...a roupa velha e com aspecto seboso..contrastava com o bilhete de comboio verde e resplandecente nas mãos sujas e fartas de um trabalho duro de uma vida...


" ela quis o divórcio..dizia que eu não passava muito tempo em casa..mas eu era pedreiro..e fui para Espanha....Quando voltei para um fim de semana ela mandou-me embora..os meus filhos ficaram do lado da mãe..pois claro..."

Sentia-me pequenina por tais revelações...deveria falar???... mas mantive-me quieta e
sossegada..

" ficou com tudo..com a casa..o carro..os meninos...até o cão ela não me deixou levar... eu fui-me embora... quando vinha a portugal ficava em casa da minha mãe...ali para os lados de Alcochete.."

Naquele momento começei a pensar no porquê....mas não sabia bem do quê...

"eu começei a beber para esquecer...gastei o dinheiro quase todo..nem sei bem em quê...mas gastei já não tenho quase nada..."

Pronto ia-me pedir dinheiro!!!! Porra pensei eu mas que vida hemm??!!! Eu aqui desempregada..a ir para Lisboa Tirar mais um curso de Teatro o qual paguei com o resto das economias que me restavam... e tenho este homem com uma conversa digna de actor a tentar extorquir-me dinheiro desta maneira impiedosa de contador de histórias...

"até parece que lhe estou a ler o pensamento menina..mas não lhe vou pedir dinheiro..esteja descansadinha..."

Caiu-me tudo.... todo o meu ser esfriou por breves momentos...mas afinal quem era aquele conhecedor de mentes e pensamentos???

" já sou velho mas... só agora é que sei o que quero...olhe vou correr o mundo..nem que seja só dentro de Portugal!!! vou sair nesta estação...eu gosto de parar nesta vou beber uma cervejinha...obrigadinho por me ouvir...eu gosto de falar..."

E levantou-se... abandonou-me ali absorta nos meus pensamentos..as portas abriram-se eu vi-o com um olhar atarantado... de quem provavelmente já não sabe o porquê...

Sentada aprendi...que existem pessoas que só precisam de falar um bocadinho para libertar a alma..seja com quem fôr...

O meu objectivo também é esse... escrever..para quem quiser ler...

Obrigado!!!

1 comentário:

  1. Linda!
    Mais que um desabafo, foi uma lição de vida, e n foi preciso sequer saires do lugar, cada um que tire daqui todas as ilações que pretender......muito nos diz este texto:)
    I MISS YOU
    Magda

    ResponderEliminar